Vinhos Naturais
1 de fevereiro de 2022
Exibir todos

Vinhos Biodinâmicos

Nos vinhos biodinâmicos, além de serem feitos a partir de uvas de cultivo orgânico, seus produtores seguem a filosofia antroposófica, proposta em 1924 por Rudolf Steiner, que além de filósofo era educador e esoterista.

De acordo com os princípios da filosofia de Steiner, uma fazenda agrícola deve buscar ser um ambiente totalmente autossustentável, em harmonia com o cosmo, com a mínima interferência do homem, para que a terra possa recuperar sua energia vital e produzir frutos que expressem as características próprias do local.

As regras para esse tipo de agricultura foram colocadas no livro “The Spiritual Foundations of Biodynamic Methods”. Nele, afirma-se que os processos tanto na vinha quanto na vinícola são regidos pela posição dos planetas e pelas fases da lua. Não se usa agrotóxicos e fertilizantes, porém, o produtor pode contar inicialmente com preparados biodinâmicos, que são como fórmulas naturais (à base de ervas medicinais e minerais), até que o ecossistema recupere o equilíbrio e necessite cada vez menos da ação do homem. Na elaboração dos vinhos também são seguidos os mesmos preceitos, com a menor interferência possível na vinificação, sem utilizar leveduras que não sejam naturais (da própria uva) e com o mínimo (ou nada) de enxofre para conservar.

Os comentários estão encerrados.